Informações, Orientações, Crônicas e Bate-Papo sobre Odontologia, a Saúde Bucal e o Ser Humano

Dr. Nilson Denari, Dra.Mônica Denari Piffer, Dra. Marly Simões,Dr. Marcos Denari, Dr. Renê Van der Laan, Dr. Rodrigo Nogueira

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Flúor – Seu uso e o Cuidado com a Fluorose

Os professores destacaram também que hoje não se justifica mais o uso de flúor gel em moldeiras no consultório. Que o ideal é introduzirmos terapias com uso de doses de flúor em baixa concentração e uso contínuo, através de aplicações caseiras de flúor, bochechos ou dentifrício, porém sempre com a orientação do dentista dependendo da idade e do peso da criança.
Porque apesar da sua importância, há uma grande preocupação em relação à “fluorose dental” que são as manchas brancas estriadas nos dentes, cada vez mais freqüente.
Os professores apresentarem as normas para o uso de Flúor pelo Centro de Controle de Doenças nos EUA (http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5014a1.htm) que vem de encontro com o que a “Clínica Denari” vem recomendando a seus pacientes, ou seja, para se evitar a Fluorose a dose máxima recomendada é de 0,04 a 0,07 mg de F/Kg (Burt, 1992)
Esta concentração passa a ser crítica, principalmente em bebês que não tem a oportunidade de amamentar no peito e precisam tomar leite em pó em mamadeiras.
Vejam por exemplo as doses máximas de Flúor conforme a idade e peso da criança para se evitar a Fluorose e a quantidade de flúor que vai em uma mamadeira de leite em pó dissolvido em água filtrada da rede pública que contem flúor, como na cidade de Santos:

Nenhum comentário: