Informações, Orientações, Crônicas e Bate-Papo sobre Odontologia, a Saúde Bucal e o Ser Humano

Dr. Nilson Denari, Dra.Mônica Denari Piffer, Dra. Marly Simões,Dr. Marcos Denari, Dr. Renê Van der Laan, Dr. Rodrigo Nogueira

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cárie - Perguntas Freqüentes

A cárie é transmissível?
Sim, mas não é a cárie que passa de uma pessoa para outra e sim as bactérias que causam a cárie. A cárie é uma doença causada por bactérias que são transmitidas através da saliva geralmente por pessoas próximas. A transmissão geralmente ocorre de mãe para filho, de avós ou babás para as crianças, entre casais, entre irmãos e entre amigos. Porém só transmite bactérias de cárie, quem tem cárie.

Como ocorre a cárie?
Para um dente ter cárie, é necessário que bactérias que causam a cárie e o açúcar (ou outro carboidrato) grudem neste dente. Quando isto ocorre forma-se uma massa (chamada placa dental ou placa bacteriana) sobre o dente, onde as bactérias se multiplicam e transformam o açúcar em ácido. Este ácido faz com que partículas do dente se dissolvam iniciando o processo da cárie (chamado de desmineralização do esmalte). Se esta placa bacteriana não é removida e ocorrem repetidas ingestões de açúcar, a produção de ácido e a perda de mineral continuam até formar um buraco, uma cavidade popularmente chamada de cárie.

Porque o açúcar causa cárie?
O açúcar e todos os carboidratos, quando entram em contato com bactérias da boca que causam a cárie, transformam-se em ácido, e este ácido vai provocar a perda de minerais do dente. Outro problema do açúcar é que ele gruda no dente e também propicia uma condição de maior aderência de bactérias ao dente fazendo com que o ácido que elas produzem atinjam o dente por mais tempo.

Então não posso comer açúcar?
Em condições normais, ou seja, quando as estruturas dos dentes estão íntegras, qualquer pessoa pode ingerir açúcar ou carboidrato por até 5 vezes por dia que não irá desenvolver cárie.

Tem outras coisas além do açúcar que podem prejudicar meus dentes?
Além do açúcar, devemos ter cuidado com todos os carboidratos como pães e bolachas (doces ou salgadas), e ainda os salgadinhos empacotados (batatinhas, chisitos, fandango,...),além de xaropes, leite em pó, etc...
Além disso devemos levar em consideração a saúde geral do paciente, o tipo de saliva, o fluxo de saliva, a higiene oral, a respiração bucal e o sistema imunológico.

Porque tanta gente come açúcar e não tem cárie?
Primeiro é necessário se avaliar de que forma esta pessoa ingere açúcar. Para causar cárie em um dente íntegro, o açúcar deve ser ingerido mais do que 5 vezes ao dia, por um longo tempo. Isto porque, espaçando as ingestões de açúcar, a saliva tem tempo para neutralizar os ácidos e a boca voltar ao seu equilíbrio. Além disso outros fatores devem ser levados em conta como por exemplo a higiene oral, a saliva, a respiração e o sistema imunológico . Sem se esquecer do uso do flúor presente nas pastas de dente e e na água encanada que deixa o dente mais difícil de se desmineralizar.

Quanto tempo leva para um dente íntegro ter cárie?
Este tempo pode variar entre 3 meses e 2 anos. Depende da quantidade de vezes que a pessoa esteja ingerindo açúcar, do tipo de açúcar, da higiene oral, da saliva, da respiração bucal, e do sistema imunológico.

Leite Materno pode causar cárie?
Em um dente íntegro, não. Porém é bastante comum os dentes de leite nascerem com defeito de formação e não apresentarem todo o esmalte íntegro, expondo sua parte interna (dentina) Se a parte interna do dente estiver exposta, a cárie vai progredir em contato com o leite materno.

Os dentes de leite do meu filho já nasceram com cárie, por que?
Nenhum dente nasce com cárie. O dente pode sim nascer com um defeito de formação no esmalte e desta forma, a parte interna do dente (chamada dentina) ficar exposta. Esta parte interna do dente é pouco resistente e acaba tendo cárie com mais facilidade. Portanto, assim que se detectar este problema os cuidados preventivos devem ser mais rigorosos e o dente deve ser restaurado.

Nenhum comentário: