Porque o Flúor é importante?
Mundialmente o flúor é apontado como o grande responsável pela queda no índice de cárie. Para se ter uma idéia, antes de termos flúor na água de Santos as crianças tinham em média 8,9 dentes com cárie aos 12 anos de idade. A partir do uso do flúor, em 12 anos, este índice caiu para 1,7 dentes com cárie.O flúor dificulta o processo de perda de mineral de dente e acelera a reposição de mineral no dente que sofre ataque dos ácidos pelo açúcar.
De que forma os dentes recebem flúor?
O flúor chega às pessoas através da água de abastecimento, das pastas dentais, ou por aplicação do dentista. Vitaminas e comprimidos com flúor são proibidos de serem comercializados em cidades que contenham flúor na água de abastecimento e não devem ser dados às crianças.
Com que idade meu filho pode receber Flúor?
A partir do nascimento do primeiro dente todas as crianças devem começar a receber flúor. Porém a forma de aplicação e a dosagem precisam ser calculadas pelo dentista porque o flúor ingerido em excesso, dependendo da idade e do peso da criança poderá causar o que chamamos Fluorose nos dentes permanentes que ainda não nasceram.
O que é fluorose?
A fluorose, em sua forma branda, se caracteriza por manchas brancas no esmalte dos dentes permanentes. A fluorose ocorre quando crianças ingerem mais Flúor do que o recomendado. Este flúor em excesso irá se depositar no dente que está se formando, ou seja, no dente que ainda não nasceu, alterando a sua estrutura conforme a quantidade de flúor ingerido. Quanto mais flúor for ingerido, maior a alteração de estrutura que o dente pode sofrer.
Quais os cuidados devemos ter com o Flúor?
Antes de mais nada identificar de que forma a criança pode estar recebendo flúor. A forma mais comum é o flúor presente na rede de abastecimento público. Para se ter uma idéia, uma criança com 6 meses de idade, pesando 8 Kgs, não pode ingerir mais do que 3 mamadeiras de 250 ml de leite em pó dissolvido em água filtrada (de abastecimento público) que já passa a correr o risco de ter os dentes com fluorose. Se a água fosse engarrafada e com pouca quantidade de flúor em sua composição (Lyndoya por exemplo) esta criança poderia tomar até 15 mamadeiras por dia. Porém esta mesma criança, se não tomasse água com flúor, poderia escovar os dentes duas vezes por dia com pasta infantil com flúor, que mesmo ingerindo toda a pasta que não teria fluorose no futuro. O ideal é que o dentista possa avaliar individualmente cada caso para receitar corretamente de que forma a criança deva receber flúor.
Dentistas; Odontologia; Santos ; SP; Clínica Denari - O Blog - implante; estética; odontopediatria; prótese; oclusão; clareamento; Informações, Orientações, Crônicas e Bate-Papo sobre Odontologia, a Saúde Bucal e o Ser Humano - Dentistas - Santos - SP - Dr. Nilson Denari, Dra.Mônica Denari Piffer, Dra. Marly Simões, Dr. Marcos Denari, Dr. Renê Van der Laan, Dr. Rodrigo Nogueira
Informações, Orientações, Crônicas e Bate-Papo sobre Odontologia, a Saúde Bucal e o Ser Humano
Dr. Nilson Denari, Dra.Mônica Denari Piffer, Dra. Marly Simões,Dr. Marcos Denari, Dr. Renê Van der Laan, Dr. Rodrigo Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário