Informações, Orientações, Crônicas e Bate-Papo sobre Odontologia, a Saúde Bucal e o Ser Humano

Dr. Nilson Denari, Dra.Mônica Denari Piffer, Dra. Marly Simões,Dr. Marcos Denari, Dr. Renê Van der Laan, Dr. Rodrigo Nogueira

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TRATAMENTO DE PROGNATISMO


 O prognatismo tem como características a má oclusão dental e o prejuízo estético da face.
É determinado geneticamente podendo ser conseqüência de crescimento aumentado da mandíbula, falta de crescimento da maxila ou uma combinação deles.
O tratamento deve ser realizado o mais cedo possível, pois esta má oclusão traz sérios problemas estéticos e funcionais para o indivíduo. Como as arcadas crescem e se desenvolvem muito rapidamente durante a infância e a adolescência os problemas vão piorando gradativamente e geralmente terão indicação cirúrgica se nada for feito durante a fase de crescimento.
Esta menina apresentava aos oito anos de idade uma má oclusão decorrente do prognatismo que podemos perceber na foto do perfil. Além da mandíbula dominante ela apresentava um desvio lateral do queixo para o lado direito.

No caso dela é a maxila que tem crescimento deficiente dando a falsa impressão de mandíbula grande.
O protocolo de tratamento para estes casos é a expansão e tração maxilar feita com aparelho ortopédico facial. Ela usou este aparelho durante um ano somente para dormir e agora está usando um aparelho ortopédico funcional para manter o resultado obtido.
  Notem a mudança na face da paciente provocado pelo tratamento. As olheiras da foto inicial eram conseqüência da falta de volume da maxila. Na segunda foto vemos o resultado ortopédico conseguido em um ano de tratamento com melhora considerável do perfil.
ANTES                                       DEPOIS

E a melhora das arcadas dentárias que antes do tratamento apresentavam má oclusão e desvio lateral com mordida cruzada. Ela ainda está na fase de troca dental e a finalização ortodôntica só será realizada depois. O importante é que a ação ortopédica aconteceu na idade certa.
ANTES                                       DEPOIS

ANTES                                       DEPOIS


Autor: Dr. Renê Gerardus van der Laan em 13 de agosto de 2012.

Nenhum comentário: