Informações, Orientações, Crônicas e Bate-Papo sobre Odontologia, a Saúde Bucal e o Ser Humano

Dr. Nilson Denari, Dra.Mônica Denari Piffer, Dra. Marly Simões,Dr. Marcos Denari, Dr. Renê Van der Laan, Dr. Rodrigo Nogueira

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Clareamento dos Dentes - Clareamento Dental - Parte I - Visão Geral

Por Marcos Denari

Já há algum tempo o Clareamento Dental vem sendo realizado com grande sucesso nas clínicas odontológicas, mas ainda há muitas dúvidas sobre este tratamento. Geralmente os pacientes fazem as seguintes perguntas:

O Clareamento estraga os dentes?
Geralmente não. O Clareamento quando bem indicado e quando supervisionado, não causa nenhum dano ao dente. Porém, se o paciente usar os produtos clareadores de forma exagerada ou inadequada, pode sim causar descalcificações permanentes no esmalte.
Como é realizado o Clareamento?
O Clareamento pode ser realizado no consultório com luz e laser e/ou em casa com moldeira individual. Em ambos os casos utiliza-se um produto em forma de gel onde o oxigênio age na decomposição dos pigmentos do dente, clareando-o.
Qual a diferença entre os dois tipos de Clareamento?
O Peróxido de hidrogênio usado na Clínica é um produto altamente concentrado, podendo somente ser aplicado no consultório por um dentista, a cada 7 dias em no máximo 3 aplicações. Sua ação é mais invasiva e rápida, porém causa maior sensibilidade. É indicado para pacientes que não conseguem usar a moldeira de silicone, e necessitam de um resultado rápido e/ou seletivo (dentes intercalados por exemplo).
 O Peróxido de Carbamida usado nas moldeiras individuais em casa é menos concentrado, seu efeito é mais duradouro, causa menos sensibilidade e geralmente com resultado melhor, além de ser mais em conta. Porém há a necessidade de uso mais prolongado (7 a 30 dias) por no mínimo duas horas diárias.
E há ainda casos onde para se conseguir um clareamento maior e mais rápido utiliza-se simultaneamente as duas técnicas.
Quem não pode fazer o Clareamento?
Crianças, Gestantes e Lactantes.
Quanto vai clarear?
Geralmente se consegue clarear o equivalente a dois tons da escala de cores, porém não há como prever. Por isso que geralmente indicamos fazer primeiro uma das arcadas (superior ou inferior) e somente após o resultado e aprovação é que realizamos a outra arcada.
Qualquer tipo de dente fica Claro?
Não. Dentes escurecidos por tetraciclina apresentam resultados mais restritos, porém todos os dentes clareiam. O quanto que se consegue clarear é que não dá para prever. Outra coisa, restaurações e coroas protéticas não clareiam. Apenas os dentes.
Quanto tempo dura o clareamento?
Estudos mostram que os clareamentos duram em média entre 2 a 3 anos. Porém nossa experiência tem mostrado que este tempo é muito maior. E mais, que os dentes clareados nunca mais voltam à cor original. Sempre ficarão mais Claros. Sem dizer que após um ano, pode-se clarear novamente.
Durante o Clareamento devo ter algum cuidado especial?
·         Durante o tratamento para clareamento dos dentes, evite fumar e evite ingerir substâncias corantes como café, coca-cola ou vinho, próximo ao horário do clareamento. Dê um intervalo de no mínimo uma hora antes e duas horas após fazer a aplicação do gel.
·         Próximo ao horário da aplicação do gel também evite produtos que modifiquem a acidez da boca como sucos de frutas, balas, alimentos cítricos, bebidas gasosas e antiácidos.
·          Continue com uma boa higiene bucal durante todo o tratamento.
·         Se precisar interromper o clareamento por algum motivo, não se preocupe. O tanto que se clareou será mantido. É só voltar a aplicar o gel para continuar de onde parou.
·         Raros são os casos alérgicos ao medicamento, mas pode ocorrer alguma sensibilidade ou descamação na gengiva. Se você sentir qualquer desconforto ou notar alguma mudança de cor na gengiva, avise o dentista.
·         A medida utilizada para o clareamento é segura, mas como todo medicamento, o gel clareador é tóxico e pode causar desconforto se ingerido em grande quantidade.
·         Guarde o gel em local fresco e longe do alcance das crianças.


Nenhum comentário: